Seja bem vindo: Conheça nossos projetos

Redes Sociais:

PROJETO COMUNIDADE JOVENS CIDADÃOS - CJC

Apresentação:

O Instituto Conexão Humanitária é mais do que uma organização. Somos um movimento de transformação social, nascido da força e determinação de pessoas que acreditam na dignidade e no potencial humano. Fundado na Vila Itapai em Redenção/Ceará, nossa missão é clara: construir pontes de solidariedade, esperança e desenvolvimento para comunidades que precisam de voz, visibilidade e oportunidades. Nossa história começa com a coragem da Assistente Social Maria, uma mulher que transformou sua dor e desafios em força e inspiração. Descendente de povos originários e filha da Vila Itapai, Maria trouxe ao Instituto não apenas sua experiência, mas a essência de um sonho: o de uma sociedade mais justa, onde cada pessoa tenha os seus direitos garantidos e a chance de viver com dignidade e cidadania.

Acreditamos que cada pessoa tem o poder de transformar o mundo à sua volta. Por isso, nossas ações são guiadas pelos valores de ética, cidadania, sustentabilidade e respeito aos direitos humanos. Neste contexto; para desenvolver o protagonismo dos cidadãos nas comunidades o Instituto cria espaços e condições capazes de possibilitar as crianças/adolescentes e jovens o envolvimento com atividades direcionadas à solução de desafios reais, além de atuar como fonte de iniciativa, autonomia e compromisso. O que pressupõe a participação ativa e construtiva dos cidadãos na vida da comunidade, nas organizações da sociedade e na sociedade mais ampla. A participação ativa entendida como participação real e autêntica, num ambiente democrático e de exercício de poder de decisão com o objetivo de formar um indivíduo autônomo, solidário e independente, empenhado na construção de sua identidade pessoal, social e no seu PROJETO DE VIDA.

Justificativa:

Segundo relatos dos moradores e pesquisas feitas referente as demandas sociais na comunidade Vila Itapai e nas áreas adjacentes, há bastante interesse de um suporte escolar para as nossas crianças e adolescentes. Constata-se que a maiorias dos familiares dessas crianças não são alfabetizadas, tornando assim uma dificuldade para os mesmo em oferecer ajuda no aprendizado escolar de seus filhos ou netos (as), principalmente nas tarefas escolares que os professores encaminham para serem feitos em casa. Também vale ressaltar, que atualmente muitas são as crianças que estudam em escolas durante um período do dia e que depois, ao chegarem a sua casa, contam com a ajuda dos pais para se aprimorar em seus estudos, mas para muitos especialistas em educação, este tipo de ajuda que os pais dão aos seus filhos fora da escola não é suficiente para que eles apresentem bons resultados na escola, e por este motivo, reforçam que há uma grande importância no reforço escolar.

Cerca de 42% dos estudantes da rede pública de ensino no Brasil participam do reforço escolar ofertado pelas suas escolas, segundo o estudo “Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, publicado pelo Datafolha em 2023. Trata-se de uma atividade muito importante na rotina escolar, estratégica para o avanço dos alunos no processo de aprendizagem. Mas para funcionar, o reforço precisa adotar metodologias diferenciadas da aula regular e atender a cada estudante de forma personalizada.

Considerando que o processo de ensino e aprendizagem não é linear para todos os estudantes. Por vezes, um aluno demonstra mais dificuldade em acompanhar determinada matéria e isso pode minar sua autoconfiança e evolução nas aulas. É para situações como essas que existe o recurso do reforço escolar, onde é um instrumento de suporte e acompanhamento muito importante para a evolução dos alunos, pois o reforço escolar é uma iniciativa muito vantajosa e eficiente para alunos como um todo. Ele não deve ser visto como algo ruim ou sinal de que o estudante está com problemas, mas sim uma maneira de aprimorar o aprendizado e propiciar uma oportunidade para expandir e aprofundar conhecimentos.

Objetivo Geral:

  • Fornecer uma abordagem mais individualizada às habilidades e ritmo dos alunos em seu aprendizado, utilizando diferentes estratégias e técnicas de ensino, visando tornar o conteúdo mais acessível e compreensível para o estudante.

Objetivos específicos:

• Contribui para resolver problemas de aprendizado pontuais ou contínuos;
• Ajuda na fixação do conhecimento;
• Promove a autoconfiança e motivação das crianças/adolescentes;
• Criar ambiente acolhedor para o público atendido;
• Incentivar a participação dos pais no desenvolvimento escolar dos filhos;
• Fortalecer as Habilidades, e contribuir para a autoestima das crianças e adolescentes.

Público alvo:

Crianças e adolescentes estudantes da rede escolar pública municipal.

Quem pode se beneficiar do Reforço Escolar:

O reforço escolar é uma prática pedagógica que visa oferecer apoio adicional aos alunos em seu processo de aprendizagem. Diferentes estudantes podem se beneficiar dessa estratégia, pois ela não se limita apenas aos que apresentam dificuldades de aprendizagem. O reforço escolar pode ser útil para um amplo espectro de alunos, e neste texto, abordaremos quem pode se beneficiar dessa abordagem e como ela pode contribuir para o sucesso educacional.

• Alunos com Dificuldades de Aprendizagem: essa é a categoria mais óbvia de beneficiários do reforço escolar. Alunos que enfrentam desafios em matérias específicas ou que têm dificuldades de compreensão podem se beneficiar do apoio individualizado oferecido pelo reforço. Os educadores especializados podem identificar as áreas de dificuldade do aluno e desenvolver estratégias para superá-las, criando uma base sólida para o aprendizado futuro.

• Alunos em Risco de Repetência: esses alunos que estão em risco de repetir um ano letivo ou que estão enfrentando problemas para acompanhar o conteúdo das aulas regulares também podem se beneficiar do reforço escolar. A prática oferece uma oportunidade para que esses alunos tenham um suporte adicional e se atualizem nos conhecimentos necessários para progredir em seus estudos.

• Estudantes com Dificuldades Sociais ou Emocionais: Alunos que enfrentam dificuldades sociais ou emocionais também podem se beneficiar do reforço escolar. Essa abordagem proporciona um ambiente mais acolhedor e individualizado, onde o aluno pode se sentir mais à vontade para se expressarem.

Procedimentos Metodológicos:

As concepções adotadas neste projeto implicam na construção de um ambiente pedagógico que contemple alternativas didáticas inovadoras, dinâmicas e proativas centradas no aprendizado da criança e adolescente. Essas alternativas relacionam os conhecimentos prévios com os conhecimentos que serão introduzidos e/ou produzidos, permitindo que todo o trabalho se centre no uso de instrumentos que favoreçam a participação das crianças.

Para a seleção dos alunos, será realizado uma parceria com a equipe docente na escola da comunidade. As atividades se constituem de encontros e oficinas desenvolvidas em horários alternados à escola, e aos sábados haverá atividades recreativas e oficinas com abordagem de várias temáticas sócio educativas, como princípio fundamental na integração social dos participantes; com assuntos da atualidade sendo apresentado de forma acessível e informativa, abordando temas que impactam o cotidiano das crianças e dos adolescentes, e o mundo ao seu redor. Tudo sendo abordado com uma linguagem voltada de acordo com o nível de maturidade dos participantes. Temáticas essas que se refere aos direitos humanos; meio ambiente; convivência social; as redes sociais e tecnologia; esporte; cultura; artes; protagonismo juvenil e o mundo do trabalho.

Antes de iniciar as aulas, será aplicado um pré-teste para identificar os conhecimentos e habilidades dos participantes, também durante as aulas serão avaliadas a participação, o interesse e a presença dos mesmos, assim como, após o semestre será aplicado um pós-teste para verificar o que mudou em termos de conhecimentos e habilidades. Será aplicado também um instrumento para avaliar o grau de satisfação.

Haverá encontros, reuniões com os profissionais da instituição e a equipe docente escolar para avaliar os avanços dos alunos e as mudanças que poderão ser adotadas. Também sucedera a construção de relatórios das atividades aplicada nos encontros, assim como, um plano de aula.

O reforço escolar oferece suporte individualizado e personalizado para cada estudante. Com a colaboração entre educadores, pais e alunos, o reforço escolar se torna uma ferramenta poderosa para fortalecer o aprendizado e promover o sucesso educacional de todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou objetivos individuais.

A metodologia aqui aplicada será com planejamentos pedagógicos de aulas diversificadas e dinâmicas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte interesse. Os alunos serão avaliados através de seu interesse nas atividades propostas, leitura, atenção, desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretativo, domínio das quatro operações matemáticas, e outros. No final de cada semestre a instituição realizara um diagnóstico para descobrir o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam e como deverá ser trabalhado com as dificuldades dos alunos.

Metas:

1. Superação de Dificuldades: O principal objetivo do reforço escolar é auxiliar alunos que enfrentam dificuldades em determinadas matérias ou conteúdo. Seja por questões de compreensão, falta de base ou outras dificuldades específicas, o reforço busca identificar esses obstáculos e proporcionar meios para superá-los.

 2. Acompanhamento Individualizado: Cada aluno possui ritmo e formas de aprendizagem diferentes. O reforço escolar oferece um acompanhamento individualizado, permitindo que o educador identifique as necessidades específicas de cada estudante e adapte o processo de ensino de acordo com suas características.

 3. Fortalecimento de Habilidades: Além de superar dificuldades, o reforço escolar também tem como objetivo fortalecer as habilidades dos alunos em diversas áreas do conhecimento. Isso pode incluir o desenvolvimento da leitura, escrita, cálculo, resolução de problemas e outras competências fundamentais.

4. Preparação para Avaliações: O reforço escolar pode ser uma ferramenta valiosa na preparação para avaliações importantes, como as provas das disciplinas curriculares.  Através de atividades específicas e práticas, o aluno pode consolidar seu conhecimento e ganhar mais confiança para enfrentar seus desafios de aprendizagem.

5. Estímulo à Autonomia: Ao passo que o aluno avança em suas habilidades e conhecimentos através do reforço, ele também pode desenvolver uma maior autonomia em seus estudos. O reforço ajuda o estudante a se tornar mais independente e confiante em sua capacidade de aprender e resolver problemas. 

6. Redução do Desinteresse pela Escola: Alunos que enfrentam dificuldades na aprendizagem podem desenvolver desinteresse ou até mesmo aversão à escola. O reforço escolar pode reverter esse quadro, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e motivador.

7. Fortalecimento da Autoestima: Conquistar progressos e superar desafios no reforço escolar pode ter um impacto positivo na autoestima do aluno. A medida que ele percebe suas capacidades, sua confiança em suas habilidades cresce.

 8. Estímulo ao Gosto pelo Conhecimento: O reforço escolar pode despertar no aluno o gosto pelo conhecimento. À medida que ele experimenta o prazer de aprender e compreender, a vontade de buscar novos saberes também aumenta.

9. Preparação para a Vida Profissional: além do conhecimento das profissões, o reforço escolar pode preparar os alunos para a vida profissional. Competências como organização, dedicação, perseverança e habilidades de resolução de problemas são cultivadas durante esse processo.

Recursos Humanos:

Profissional Descrição Quantidade
Coordenador/Adm Voluntário 1
Coordenador Pedagógico Voluntário 1
Educador Social Remunerado 1
Estagiário em pedagogia Voluntário 2

Material Didático:

São recursos que serão utilizados durante as aulas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, incluindo matérias impressos; audiovisuais; matérias digitais e manipulativos.

  • Livros didáticos, apostilhas, cartazes, mapas, desenhos;
  • Vídeos, filmes, slides, computadores;
  • Jogos didáticos e educativos.

Recursos Didáticos:  

Descrição
1 Caderno brochura
2 Caderno caligrafia
3 Lápis
4 Lápis de cor
5 Lápis de cera
6 Borracha
7 Alfabeto móvel
8 Números moveis
9 Tabuada
10 Papel oficio
Recursos Financiamentos
Instituto Conexão Humanitária Outros recursos
Espaços físicos, voluntariados, despesa com energia elétrica, água, material de limpeza e manutenção de equipamentos.   Futuras parcerias locais:

 

Redenção (CE)­­­­     _____,_____._______

____________________________________
José Rodrigues de Assis
Diretor Presidente

Transformando vidas, Trabalhando para um mundo melhor

Contatos

Endereço